Banco do Canadá mantém a taxa básica de juros em 5%
O Banco do Canadá (BoC) manteve sua taxa básica de juros em 5%, com a taxa bancária em 5,25% e a taxa de depósito em 5%.
Essa é a terceira manutenção consecutiva da taxa do ano e o sétimo anúncio de taxa do BoC.
Em 2022, o BoC aumentou sua taxa de juros sete vezes. Depois, em janeiro de 2023, houve outro aumento, elevando a taxa básica para 4,5%.
O Banco manteve sua taxa básica em 4,5%, exatamente como os especialistas previram, até 7 de junho, quando foi aumentada para 4,75%. Em 12 de julho, o BoC elevou a taxa básica para 5%, com a taxa bancária em 5,25% e, em 12 de setembro, anunciou que manteria essas taxas.
"No Canadá, há cada vez mais evidências de que os aumentos anteriores das taxas de juros estão diminuindo a atividade econômica e aliviando as pressões sobre os preços", divulgou o BoC.
De acordo com o banco, o consumo tem sido moderado, com uma demanda mais branda por moradia, bens duráveis e muitos serviços, enquanto a demanda mais fraca e os custos mais altos de empréstimos estão pesando sobre o investimento empresarial.
"De modo geral, uma série de indicadores sugere que a oferta e a demanda na economia estão agora se aproximando do equilíbrio", concluiu o banco.
Na semana passada, o co-CEO do Ratehub.ca e presidente do credor hipotecário CanWise, James Laird, disse ao Daily Hive que era "amplamente esperado" que o Banco Mundial anunciasse a manutenção da taxa.
Saiba Mais