Todas as notícias no Canadá serão removidas de Facebook e Instagram dentro de semanas, anuncia Meta
Encontrar artigos, notícias, atualizações e vídeos jornalísticos no Facebook e Instagram logo se tornará uma 'coisa do passado' no Canadá.
A Meta anunciou que está encerrando oficialmente a disponibilidade de notícias no país.
A big tech disse nessa terça-feira que dentro de algumas semanas removerá notícias para todos os usuários canadenses de suas populares plataformas Facebook e Instagram.
Em junho, a empresa começou a fazer um teste que limitava as novidades para até 5% dos usuários, mas agora diz que está saindo da fase de testes.
"Para esclarecer os milhões de canadenses e empresas que usam nossas plataformas, estamos anunciando hoje que iniciamos o processo de encerrar permanentemente a disponibilidade de notícias no Canadá", disse Rachel Curran, chefe de políticas públicas da Meta Canada. Curran atuou anteriormente como consultor de políticas do ex-primeiro-ministro Stephen Harper.
Isso significa que os usuários dessas plataformas no Canadá não poderão mais compartilhar ou visualizar artigos de notícias e outros conteúdos jornalísticos postados.
Links de notícias para artigos, vídeos curtos ou stories, que são as fotos e vídeos que desaparecem após 24 horas, também devem ser afetados pelo bloqueio.
Pessoas fora do Canadá não verão a mudança.
Medida unilateral, antidemocrática e irracional
Paul Deegan, presidente da News Media Canada, disse que essa ação "intemperante" prejudicará a experiência do usuário e desvalorizará a plataforma do Facebook.
“Sem acesso a notícias baseadas em fatos reais criadas por jornalistas reais, o Facebook se tornará muito menos atraente para usuários e anunciantes”, disse Deegan em...
Saiba Mais