O novo sistema de trens leves de Montreal: um modelo nacional a ser seguido?
A nova rede de trens leves sobre trilhos de Montreal se destaca entre os principais projetos de trânsito no Canadá: foi inaugurada em um período de tempo relativamente curto e o governo 'não atrapalhou'.
Oito anos após sua concepção, o primeiro ramal do que se tornará um sistema ferroviário elétrico de 67 quilômetros - chamado Réseau express métropolitain, ou REM - está entrando em serviço neste fim de semana, contrariando uma tendência de projetos de trânsito vacilantes em várias cidades canadenses.
Seus proponentes apontam o REM como um modelo nacional, mas não está claro se os três principais fatores que ajudaram a impulsionar o projeto são palatáveis em outras partes do país:
a rede foi construída com fins lucrativos;
a província aprovou uma lei que restringe ações judiciais vinculadas a expropriações de terras;
e o caminho do trem segue os trilhos existentes do trem suburbano e se estende por corredores de baixa densidade na área metropolitana - uma rota que os críticos dizem que pode não atender às necessidades de mobilidade.
“O modelo REM é realmente único no Canadá”, diz Matti Siemiatycki, professor de geografia e planejamento da Universidade de Toronto.
Facebook, Instagram e Google estão impedindo você de acessar notícias e atualizações do portal North News no Canadá, após a aprovação da nova Lei de Notícias Online? CLIQUE AQUI e baixe agora o APP North News GRÁTIS e receba alertas de notícias em tempo real – no seu celular e na palma da...
Saiba Mais