Canadá atualizando planos de catástrofe com ameaça nuclear da guerra na Ucrânia
O Canadá está atualizando os protocolos de emergência para lidar com as consequências de uma possível troca nuclear tática na Europa ou a propagação da radiação pelo oceano a partir da explosão de uma usina ucraniana.
As notas internas da Segurança Pública do Canadá mostram que as medidas incluem a atualização de um plano altamente secreto para garantir que o governo federal possa continuar funcionando em uma crise grave.
Ottawa também estava tomando medidas para finalizar um protocolo para avisar o público canadense sobre a chegada de um míssil balístico, dizem as notas obtidas pela The Canadian Press sob a Lei de Acesso à Informação.
A invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro do ano passado levou a uma série de discussões e iniciativas federais destinadas a reforçar a preparação do Canadá para um evento nuclear catastrófico.
Notas de segurança pública preparadas antes de uma reunião de burocratas seniores envolvidos no gerenciamento de emergências em agosto de 2022 mostram grande parte da preocupação com a usina nuclear de Zaporizhzhya, na Ucrânia, que foi atingida por um bombardeio.
“As atividades militares em andamento corroeram os sistemas de segurança, interromperam a manutenção de rotina, enfraqueceram as capacidades de resposta a emergências e afetaram a equipe operacional, aumentando o risco de um acidente grave”, dizem as notas.
As autoridades previram que os efeitos potenciais de uma liberação descontrolada de radioatividade, por meio de exposição direta ou ingestão de alimentos contaminados, dependeriam da proximidade da usina.
A Global Affairs Canada adquiriu...
Saiba Mais