Image

Canadá sabia de suposto balão espião da China dois dias antes do assunto virar manchete, revela agência

Imagem não definida
 
O departamento de transporte do Canadá soube do suposto balão espião chinês dois dias antes de se tornar manchete.



A informação foi confirmada, nessa quinta-feira (2), por um porta-voz da Transport Canada ao CTVNews.ca.



“Em 31 de janeiro de 2023, a Transport Canada tomou conhecimento da possível presença de um balão de alta altitude sobre o oeste do Canadá”, disse o porta-voz.



No mesmo dia, um voo da Air Canada, de Vancouver para Winnipeg, supostamente encontrou "um grande balão a cerca de 4.000 pés acima deles com algo pendurado nele" enquanto sobrevoava o sudeste da Colúmbia Britânica. O balão havia cruzado Idaho no mesmo dia.



"A Transport Canada instruiu a corporação privada sem fins lucrativos responsável pelos serviços de navegação aérea civil no Canadá, a emitir um aviso aos aviadores que identificou o perigo, o espaço aéreo afetado e aconselhou a aeronave a ter cautela", explicou o porta-voz da Transport Canada.



O balão ganhou as manchetes internacionais dois dias depois, em 2 de fevereiro, quando sobrevoou Montana, lar de um dos três silos de mísseis nucleares dos Estados Unidos, depois que autoridades de defesa dos EUA e do Canadá reconheceram sua existência.



De acordo com um relatório de incidentes de aviação online da Transport Canada, o pessoal de defesa foi notificado após o avistamento da Air Canada em 31 de janeiro. A Transport Canada adverte rotineiramente que tais "relatórios contêm dados preliminares não confirmados que podem estar sujeitos a alterações".



Com 60 metros de altura, manobrável e...

Saiba Mais
Postado por Jornal North news
A primeira edição do Jornal North News foi impressa no dia 15 de Junho, em 2010. O jornal impresso, de 24 páginas, e o portal de noticias online tem como objetivo levar informação e prestação de serviço, ambos da melhor qualidade. Ele é produzido com ética, por profissionais que têm a responsabilidade com a notícia. Ele é escrito na língua portuguesa com foco em três países: Brasil, Portugal e Angola. O Jornal North News trabalha com notícias factuais do Canadá e do Brasil, sempre embasado na ética jornalística. Distribuição: A distribuição é feita mensalmente, sempre na segunda quinzena de cada mês, cinco mil exemplares são colocados nos principais pontos das comunidades que falam a língua portuguesa, como: restaurantes, churrasqueiras, padarias, talhos, bancos, etc. Redes Sociais Estamos 24hs, 7 dias por semana, conectados para oferecer noticias factuais, reportagens, curiosidades e conteúdo de colunistas.

Destaques

Descontos em Parceiros

Clique no parceiro para gerar o Voucher de Desconto.
Copyrights © 2024 . All Rights Reserved.
Photo credit: Incedogroup.com, Freepik
contato@brasileiroscanada.com·