Image

Nova variante demonstra maior contágio no Quebec

Imagem não definida

Uma subvariante supercontagiosa do COVID-19 está se espalhando em Quebec, levando a pedidos de mais vacinação e uso de máscaras.


 


XBB.1.5, a subvariante mais transmissível já detectada, foi responsável por 2,4% dos novos casos entre o Natal e a véspera de Ano Novo, disse o Institut national de santé publique du Québec, na última quarta-feira(11) .



Isso é cinco vezes mais do que duas semanas antes.



O rápido crescimento está levantando temores de que a subvariante - informalmente conhecida como Kraken - siga o mesmo curso em Quebec e no nordeste dos EUA. Quase inexistente no início de dezembro, a subvariante Omicron agora responde por cerca de 70% dos casos na região.



Especialistas dizem que não está claro se a Kraken pode causar infecções mais graves ou levar a mais mortes.



Mas a XBB.1.5 é mais infecciosa e algumas de suas mutações o ajudam a escapar da imunidade, disse o Dr. Donald Vinh, do Centro de Saúde da Universidade McGill.



Os habitantes do Quebec com anticorpos mais antigos – porque foram vacinados inadequadamente ou tiveram uma infecção pré-Omicron – “não serão necessariamente capazes de combater essa nova variante”, disse Vinh, especialista em doenças infecciosas. A Omicron foi detectada pela primeira vez no final de 2021.





“Uma das coisas que contribui para ter um sistema imunológico desatualizado é que sua situação vacinal não está em dia”, acrescentou. “Você não tomou pelo menos três doses. Você não tomou uma dose de reforço recente ou essa dose de reforço recente não foi um bivalente.”



Saiba Mais
Postado por Jornal North news
A primeira edição do Jornal North News foi impressa no dia 15 de Junho, em 2010. O jornal impresso, de 24 páginas, e o portal de noticias online tem como objetivo levar informação e prestação de serviço, ambos da melhor qualidade. Ele é produzido com ética, por profissionais que têm a responsabilidade com a notícia. Ele é escrito na língua portuguesa com foco em três países: Brasil, Portugal e Angola. O Jornal North News trabalha com notícias factuais do Canadá e do Brasil, sempre embasado na ética jornalística. Distribuição: A distribuição é feita mensalmente, sempre na segunda quinzena de cada mês, cinco mil exemplares são colocados nos principais pontos das comunidades que falam a língua portuguesa, como: restaurantes, churrasqueiras, padarias, talhos, bancos, etc. Redes Sociais Estamos 24hs, 7 dias por semana, conectados para oferecer noticias factuais, reportagens, curiosidades e conteúdo de colunistas.

Destaques

Descontos em Parceiros

Clique no parceiro para gerar o Voucher de Desconto.
Copyrights © 2024 . All Rights Reserved.
Photo credit: Incedogroup.com, Freepik
contato@brasileiroscanada.com·