Image

Papa Francisco recebe cocar indígena

Imagem não definida
Entre aqueles que vieram em defesa de Littlechild estava Phil Fontaine, ex-chefe da Assembleia das Primeiras Nações e sobrevivente de uma escola residencial.O Papa Francisco sendo presenteado com um cocar pelo chefe indígena Wilton Littlechild foi um momento poderoso e simbólico – mas o simbolismo não está agradando a todos.



O papa recebeu o cocar no território do Tratado 6, na comunidade central de Alberta First Nations de Maskwacis, depois de pedir desculpas pelo papel da Igreja Católica no sistema de escolas residenciais, na segunda-feira.


 

O pedido de desculpas veio com aplausos da multidão, e algumas pessoas choravam no local. Logo depois, o chefe Littlechild subiu ao palco e colocou

um cocar na cabeça do Papa Francisco.



O ex-membro da Comissão da Verdade e Reconciliação frequentou escolas residenciais por 14 anos quando criança, em Alberta.



Era uma imagem impressionante: o Papa Francisco vestindo brevemente o cocar indígena completo, suas fileiras de penas brancas macias presas no lugar por uma faixa colorida de contas.



O Vaticano e o Papa claramente apreciaram o gesto: ele beijou as mãos de Littlechild depois de receber o cocar, algo que ele fez no passado como um sinal de respeito pelos sobreviventes do Holocausto, e fez nesta viagem para os sobreviventes da escola residencial.



O Vaticano obviamente entendeu o significado simbólico do momento, colocando a foto na primeira página do jornal vaticano L'Osservatore Romano sob a manchete "Eu humildemente peço perdão".



Cocares historicamente são um símbolo de respeito, usado por chefes de guerra e guerreiros nativos americanos.



Saiba Mais
Postado por Jornal North news
A primeira edição do Jornal North News foi impressa no dia 15 de Junho, em 2010. O jornal impresso, de 24 páginas, e o portal de noticias online tem como objetivo levar informação e prestação de serviço, ambos da melhor qualidade. Ele é produzido com ética, por profissionais que têm a responsabilidade com a notícia. Ele é escrito na língua portuguesa com foco em três países: Brasil, Portugal e Angola. O Jornal North News trabalha com notícias factuais do Canadá e do Brasil, sempre embasado na ética jornalística. Distribuição: A distribuição é feita mensalmente, sempre na segunda quinzena de cada mês, cinco mil exemplares são colocados nos principais pontos das comunidades que falam a língua portuguesa, como: restaurantes, churrasqueiras, padarias, talhos, bancos, etc. Redes Sociais Estamos 24hs, 7 dias por semana, conectados para oferecer noticias factuais, reportagens, curiosidades e conteúdo de colunistas.

Destaques

Descontos em Parceiros

Clique no parceiro para gerar o Voucher de Desconto.
Copyrights © 2024 . All Rights Reserved.
Photo credit: Incedogroup.com, Freepik
contato@brasileiroscanada.com·