Dólar canadense fraco sinaliza economia “em apuros”, alerta especialista
Mesmo com o Canadá obtendo um alívio de 11 horas dos planos dos EUA de impor tarifas punitivas sobre seus produtos, o Loonie, como é chamado o dólar canadense, caiu nesta segunda-feira para seus níveis mais baixos em mais de 20 anos, já que a ameaça de uma guerra comercial pesava sobre a moeda.
A taxa de câmbio do Banco do Canadá no final do dia desta segunda-feira tinha o loonie sendo negociado a 68,48 centavos de dólar dos EUA, mas o dólar canadense se aproximou de 70 centavos nos minutos após o primeiro-ministro Justin Trudeau ter dito que as tarifas planejadas seriam suspensas por pelo menos 30 dias.
Leia Também
'Ataque econômico': prefeita de Toronto revela planos para responder às tarifas dos EUA
Ontário, Quebec e B.C. entre as províncias que irão retirar bebidas norte-americanas das prateleiras
Empresas adotam sentimento “compre do Canadá” com a chegada das 'tarifas Trump'
No entanto, a tendência geral do dólar canadense tem sido de fraqueza, o que tem implicações para a economia.
“Os canadenses podem ser afetados pelo que uma taxa de câmbio em declínio está nos dizendo sobre a própria economia: que ela está com problemas”, disse Karl Schamotta, estrategista-chefe de mercado da Corpay.
Em sua perspectiva econômica, o Banco do Canadá projetou uma queda de 2,4% no PIB do país no ano em que as tarifas forem implementadas, em comparação com o crescimento de 1,8% do PIB para 2025 em...
Saiba Mais