Canadenses teriam cobertura de saúde “muito melhor”, diz Trump sobre Canadá se tornar estado dos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que os canadenses teriam uma cobertura de saúde “muito melhor” se o Canadá se tornasse o 51º estado americano.
►LEIA TAMBÉM Ontário lança novo caminho piloto para residência permanente no Canadá
Ele fez as observações durante um briefing na Carolina do Norte, onde visitou as áreas atingidas pelo furacão Helene nesta sexta-feira.
“Eu adoraria ver o Canadá como o 51º estado. Se isso acontecesse, os cidadãos canadenses receberiam um grande corte de impostos - um tremendo corte de impostos - porque eles são altamente tributados”.
“Eles teriam uma cobertura de saúde muito melhor. Acho que o povo canadense gostaria disso”, afirmou Trump.
Trump cogitou a imposição de tarifas abrangentes de 25% sobre as exportações canadenses a partir de 1º de fevereiro.
►LEIA TAMBÉM Ontário terá eleições antecipadas no mês que vem, confirma primeiro-ministro
Se os EUA adquirissem o Canadá, Trump “deixaria os negócios irem para o Canadá rotineiramente. E então, não haveria tarifas”, acrescentou.
Ele fez as observações logo após criticar a relação comercial entre os EUA e o Canadá - como tem feito repetidamente há semanas - e disse novamente que seu país não precisa dos carros, da madeira e dos produtos alimentícios do Canadá. Ele disse que os EUA fabricam “os mesmos produtos do outro lado da fronteira”.
Cerca de US$3,6 bilhões em mercadorias cruzam a fronteira todos os dias, de acordo com a Câmara de Comércio Canadense....
Saiba Mais