“Ainda Estou Aqui” é a 1ª produção da América do Sul nomeada a Melhor Filme
O filme “Ainda Estou Aqui” fez história ao se tornar o primeiro longa sul-americano indicado ao Oscar de Melhor Filme. A lista de indicados foi anunciada pela Academia nesta quinta-feira (23).
O título também se junta a “Roma” (2018) como um dos filmes da América Latina indicados à categoria. A produção mexicana de Alfonso Cuarón foi nomeada na edição de 2019.
“Ainda Estou Aqui” também recebeu indicações nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres.
A cerimônia da 97ª edição do Oscar está marcada para 2 de março em Los Angeles, nos Estados Unidos.
O anúncio foi feito em uma transmissão online apresentada por Bowen Yang (“Wicked” e esquetes do Saturday Night Live) e Rachel Sennott (“Shiva Baby”). Inicialmente, os nomeados seriam revelados pela Academia em 17 de janeiro, mas a data foi alterada devido aos incêndios em Los Angeles.
Na abertura, os integrantes da Academia falaram sobre os incêndios de Los Angeles e falaram sobre como a região é “resiliente” e como a premiação sempre reuniu a comunidade.
No anúncio, o cinema brasileiro fez história e conquistou pela primeira uma indicação na categoria de Melhor Filme com “Ainda Estou Aqui“.
Confira a lista completa de indicados ao Oscar 2025:
Melhor Ator Coadjuvante
Yura Borisov, por “Anora”
Kieran Culkin, “A Verdadeira Dor”
Edward Norton, “Um Completo Desconhecido”
Guy Pearce, de “O Brutalista”
Jeremy Strong, de “O Aprendiz”
Melhor Figurino
“Um Completo Desconhecido”
“Conclave“
“Gladiador II”
“Nosferatu”
“Wicked”
Saiba Mais