EUA não precisam de petróleo, gás, automóveis ou madeira do Canadá, dispara Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que seu país não precisa importar petróleo, gás, automóveis ou madeira do Canadá.
“Vamos exigir respeito de outras nações... O Canadá tem sido muito difícil de lidar ao longo dos anos”, disse Trump ao Fórum Econômico Mundial em Davos nesta quinta-feira, aparecendo por videoconferência diante de um público dos líderes empresariais e políticos mais poderosos do mundo.
►LEIA TAMBÉM Ontário lança novo caminho piloto para residência permanente no Canadá
“Não precisamos deles para fabricar nossos carros, e eles fabricam muitos deles. Não precisamos de sua madeira serrada porque temos nossas próprias florestas”, continuou ele. “Não precisamos de seu petróleo e gás, pois temos mais do que ninguém”.
Trump também reiterou sua sugestão de que o Canadá poderia se tornar parte dos EUA, chamando isso de uma rota de fuga das tarifas abrangentes de 25% que ele disse que poderia impor até 1º de fevereiro. Essa ameaça vem pairando sobre as classes empresariais e políticas canadenses há meses. Ottawa advertiu Trump de que, se ele for em frente, a resposta do Canadá será incisiva.
Se os Estados Unidos deixassem de consumir as exportações canadenses, isso abalaria a relação comercial estabelecida entre os dois países.
►LEIA TAMBÉM Doug Ford pode convocar eleições antecipadas em Ontário já na próxima semana
Por exemplo, o Canadá fornece a maior parte das importações de petróleo bruto dos Estados Unidos - mais do que o resto do mundo combinado. Em 2023,...
Saiba Mais