Tarifas podem atingir o Canadá na próxima semana, diz Donald Trump
O agora empossado presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu que seu governo poderia avançar com as tarifas gerais de 25% sobre as importações canadenses já em 1º de fevereiro.
Ele revelou o prazo na noite desta segunda-feira na Casa Branca ao assinar uma série de outras ordens executivas.
►LEIA TAMBÉM Ontário lança novo caminho piloto para residência permanente no Canadá
“Estamos pensando em 25% sobre o México e o Canadá, porque eles estão permitindo a entrada de um grande número de pessoas - o Canadá também é um péssimo abusador - e a entrada de fentanil”, disse.
A data de fevereiro foi anunciada depois que funcionários de Trump, falando sob anonimato, sugeriram aos repórteres que o presidente republicano assinaria apenas um memorando dizendo às agências federais que estudassem questões comerciais, incluindo supostas práticas desleais de comércio e câmbio por parte do Canadá, México e China.
Uma ordem executiva do presidente, nesta segunda-feira, determinando os estudos, estabeleceu o prazo de 1º de abril para os relatórios - bem depois de sua sugestão de que as tarifas ocorreriam em fevereiro.
Trump também disse que pode considerar a imposição de uma tarifa universal sobre todos os países. “Ainda não estamos prontos para isso”, disse Trump. “Essencialmente, todos os países tiram vantagem dos EUA”.
►LEIA TAMBÉM Polícia alerta sobre aumento de roubos de carros após acidentes falsos na GTA
A Ministra das Relações Exteriores, Melanie Joly, chamou isso de “momento importante para os canadenses” depois que...
Saiba Mais