Inflação cai para 1,8% em dezembro e economistas esperam novos cortes do Banco do Canadá
A taxa de inflação anual do Canadá caiu para 1,8% em dezembro, graças, em grande parte, à redução temporária de impostos do governo federal.
O relatório do índice de preços ao consumidor do Statistics Canada, divulgado nesta terça-feira, informou que as compras de alimentos em restaurantes e de bebidas alcoólicas em lojas foram as que mais contribuíram para a desaceleração.
►LEIA TAMBÉM Toronto e GTA sob alerta de frio extremo e sensação térmica podendo chegar a -35
O governo federal introduziu uma pausa temporária nos impostos para esses itens em meados de dezembro, juntamente com roupas infantis e alguns brinquedos, entre outros.
Sem a redução de impostos, o Statistics Canada disse que a taxa de inflação anual teria subido para 2,3%.
“Olhando além do corte de impostos, não foi um grande relatório, francamente, do ponto de vista da inflação”, disse o economista-chefe do BMO, Doug Porter.
“Dezembro é um mês complicado porque, normalmente, há descontos em torno das vendas do Boxing Day, e pode haver alguma repercussão das vendas da Black Friday”.
O crescimento dos preços dos mantimentos também desacelerou em relação ao mês anterior, caindo para 1,9% em relação ao ano anterior, de 2,6% em novembro. Os preços dos combustíveis subiram 3,5% em relação ao ano anterior.
►LEIA TAMBÉM Agente americano morre em tiroteio perto da fronteira com o Canadá
A inflação dos custos de moradia diminuiu ligeiramente em dezembro, para 4,5%, embora permaneça elevada, enquanto...
Saiba Mais