Image

Health Canada afirma que corante alimentar proibido nos Estados Unidos não representa risco

Imagem não definida
 
Um corante sintético recentemente banido do suprimento de alimentos dos Estados Unidos permanecerá disponível no Canadá, onde o órgão regulador federal considerou que ele não representa um risco à saúde da população em geral.



Com a decisão mais recente da Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA, o Canadá se torna um pouco discrepante em relação ao aditivo alimentar conhecido como Red 3, cujo uso em alimentos também é restrito na Europa, Austrália e Nova Zelândia.



Joe Schwarcz, da McGill University, concordou com a posição da Health Canada de que faltam evidências que demonstrem preocupações com a segurança humana, mas, mesmo assim, ele gostaria que o corante fosse banido porque, segundo ele, não agrega valor nutricional e torna os alimentos ultraprocessados mais atraentes para os consumidores.



“A questão importante é: quando você vai colocar algo nos alimentos, deve ser porque isso traz algum tipo de benefício, além de apenas tornar algo mais atraente”, disse Schwarcz, diretor do Escritório de Ciência e Sociedade da Universidade McGill.



Ele disse que há muitas alternativas naturais sem nenhum receio de toxicidade, como o extrato de suco de beterraba e as antocianinas extraídas de frutas silvestres.



Também conhecido como eritrosina ou FD&C Red No. 3, o corante é usado principalmente em guloseimas, incluindo doces, bolos, biscoitos e coberturas para dar aos alimentos e bebidas uma cor vermelho-cereja brilhante.



A FDA proibiu o corante devido ao risco potencial de câncer, observando que dois estudos descobriram que ele causava câncer em ratos de laboratório com...

Saiba Mais
Postado por Jornal North news
A primeira edição do Jornal North News foi impressa no dia 15 de Junho, em 2010. O jornal impresso, de 24 páginas, e o portal de noticias online tem como objetivo levar informação e prestação de serviço, ambos da melhor qualidade. Ele é produzido com ética, por profissionais que têm a responsabilidade com a notícia. Ele é escrito na língua portuguesa com foco em três países: Brasil, Portugal e Angola. O Jornal North News trabalha com notícias factuais do Canadá e do Brasil, sempre embasado na ética jornalística. Distribuição: A distribuição é feita mensalmente, sempre na segunda quinzena de cada mês, cinco mil exemplares são colocados nos principais pontos das comunidades que falam a língua portuguesa, como: restaurantes, churrasqueiras, padarias, talhos, bancos, etc. Redes Sociais Estamos 24hs, 7 dias por semana, conectados para oferecer noticias factuais, reportagens, curiosidades e conteúdo de colunistas.

Destaques

Descontos em Parceiros

Clique no parceiro para gerar o Voucher de Desconto.
Copyrights © 2025 . All Rights Reserved.
Photo credit: Incedogroup.com, Freepik
contato@brasileiroscanada.com·