Taxa de inflação do Canadá cai para 1,9% em novembro
A inflação caiu ligeiramente para 1,9% em novembro, uma vez que o crescimento dos preços continuou a se estabilizar no Canadá.
O relatório do índice de preços ao consumidor do Statistics Canada, divulgado nesta terça-feira, mostrou que a inflação caiu de 2% em outubro.
Os custos de moradia aumentaram em um ritmo anual mais lento de 4,6%, enquanto a inflação do preço do aluguel acelerou para 7,7%.
Os preços dos produtos alimentícios continuaram a crescer mais rapidamente do que os preços gerais, aumentando 2,6% em relação ao ano anterior.
“A inflação desacelerou ligeiramente em novembro, antes do que será um período volátil para as leituras do IPC, graças à redução temporária do ICMS sobre determinados itens”, disse Andrew Grantham, economista sênior da CIBC, em nota aos clientes.
O governo federal anunciou no mês passado que dispensaria o imposto de vendas de 5% sobre alguns produtos entre 14 de dezembro e 15 de fevereiro.
Enquanto isso, ele disse que o impacto dos shows de Taylor Swift sobre a inflação foi mais fraco do que o esperado.
“Embora tenha havido um aumento nos preços dos hotéis, não houve nenhuma mudança perceptível nas tarifas das companhias aéreas, nos preços dos restaurantes ou em outras áreas”, disse Grantham.
A inflação tem oscilado em torno da meta de 2% do Banco do Canadá há vários meses, abrindo caminho para que o banco reduza as taxas de juros.
Depois de realizar um segundo corte consecutivo de meio ponto percentual...
Saiba Mais