"Não fará falta", dispara Trump após saída de ministra do governo de Justin Trudeau
Enquanto os canadenses assistiam a um dia de considerável turbulência política para o primeiro-ministro Justin Trudeau e seu governo, devido à repentina saída de Chrystia Freeland nesta segunda-feira, aparentemente o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, também estava assistindo ao desenrolar da situação.
“O Grande Estado do Canadá está atordoado com a renúncia ou demissão da Ministra das Finanças pelo governador Justin Trudeau”, disse Trump em um post no Truth Social na noite desta segunda-feira.
“Seu comportamento era totalmente tóxico e nada propício para fazer acordos que fossem bons para os cidadãos muito infelizes do Canadá”, continuou Trump, terminando sua postagem com: “Ela não fará falta!!!”
No início da segunda-feira - poucas horas antes de revelar a declaração econômica de outono - Freeland anunciou que estava deixando o cargo de ministra da Fazenda, provocando um grande golpe político para o primeiro-ministro.
Com base em sua carta de demissão, Freeland e Trudeau não concordavam em como lidar com Trump e sua ameaça tarifária, e isso parece ter sido um catalisador central para o rompimento de seu relacionamento.
Em sua carta, Freeland disse que, devido ao possível impacto econômico da ação comercial dos EUA, o Canadá deve manter sua “pólvora fiscal seca” para uma futura “guerra tarifária” e não buscar “artifícios políticos caros, que não podemos pagar e que fazem os canadenses duvidarem que reconhecemos a gravidade do momento”.
“Nosso país enfrenta hoje um grave desafio. O novo governo dos Estados Unidos está adotando...
Saiba Mais