Doug Ford faz segunda ameaça contra Trump e os EUA, mas parece estar sendo ignorado
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, está ignorando a ameaça de Ontário de restringir as exportações de eletricidade em retaliação às tarifas abrangentes sobre os produtos canadenses, enquanto a província cogita a ideia de barrar efetivamente as vendas de álcool americano.
Nesta quarta-feira, o primeiro-ministro Doug Ford disse que Ontário está pensando em restringir as exportações de eletricidade para Michigan, estado de Nova York e Minnesota, caso Trump cumpra a ameaça de impor uma tarifa de 25% sobre as importações do Canadá.
“Não há problema se ele fizer isso. Tudo bem”, disse Trump à rede americana CNBC quando perguntado nesta quinta-feira sobre as observações de Ford no pregão da Bolsa de Valores de Nova York.
“Os Estados Unidos estão subsidiando o Canadá e não deveríamos ter de fazer isso”, acrescentou Trump.
“E temos um ótimo relacionamento. Tenho muitos amigos no Canadá, mas não deveríamos ter que subsidiar um país”, disse ele, alegando que isso equivale a mais de US$ 100 bilhões anuais em subsídios não especificados.
Enquanto isso, um funcionário do governo Ford disse que está considerando restringir o Liquor Control Board of Ontario de comprar álcool fabricado nos Estados Unidos. A província diz que a agência da Coroa é a maior compradora de álcool do mundo.
A província também afirma que poderia restringir as exportações de minerais essenciais canadenses necessários para baterias de veículos elétricos e impedir que empresas americanas façam compras na província.
Nesta quinta-feira, Ford reforçou a ideia de cortar as exportações...
Saiba Mais