Doug Ford quer prisão e multa de $10.000 para usuários de drogas em acampamentos de sem-teto
O primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, disse que seu governo está introduzindo um conjunto de medidas para ajudar as prefeituras a “resolver e desmantelar” acampamentos de sem-teto em toda a província, incluindo multas pesadas para pessoas que usam drogas nesses locais.
As medidas, que estão sendo introduzidas de acordo com o Safer Municipalities Act e o Restricting Public Consumption of Illegal Substances Act, incluirão multas de até $10.000 e até seis meses de prisão para pessoas que repetidamente usarem drogas ilegais em parques e espaços públicos, detalhou o primeiro-ministro.
“Esses acampamentos estão tomando conta de espaços públicos, com o uso de drogas ilegais acontecendo a céu aberto, criando enormes riscos de segurança para as pessoas e comunidades”, disse Ford em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira. “Já chega. Isso tem que parar e vai parar”.
A província alterará a Lei de Invasão de Propriedade para “aumentar as penalidades para as pessoas que deliberada e repetidamente violam a lei”, disse ele.
Ford disse que as novas ferramentas permitirão que a polícia oriente as pessoas a parar de usar drogas ilegais ou a sair de espaços públicos. Se eles não obedecerem, poderão receber uma multa ou ser presos.
Nos últimos anos, surgiram acampamentos em municípios de toda a província, tomando conta de parques e outros espaços públicos. De acordo com a província, há cerca de 3.300 pessoas vivendo atualmente em cerca de 1.000 acampamentos em Ontário.
Em 2021, Toronto tomou a medida polêmica de remover vários acampamentos importantes da cidade,...
Saiba Mais