Banco do Canadá reduz a taxa básica de juros para 3,25%
O banco central do Canadá cortou as taxas de juros pela quinta vez consecutiva, já que a economia do país está crescendo em um ritmo mais lento do que o projetado.
De acordo com o Banco do Canadá, o corte de 50 pontos-base ocorre quando a economia canadense cresceu 1% no terceiro trimestre de 2024, e o quarto trimestre parece mais fraco do que o projetado.
►LEIA TAMBÉM Tensões entre Canada Post e sindicato aumentam com a greve chegando na quarta semana
“A política monetária não precisa mais estar claramente em território restritivo”, disse o governador do Banco do Canadá, Tiff Macklem.
Macklem observou que os gastos dos consumidores e a atividade imobiliária aumentaram como resultado das taxas de juros mais baixas.
Outro fator que contribuiu para o corte da taxa de juros foi o aumento da taxa de desemprego do Canadá para 6,8% em novembro, pois o banco afirma que o número de pessoas procurando emprego aumentou mais rapidamente do que o número de empregos.
►LEIA TAMBÉM Homem morre após ser atropelado por ônibus TTC em bairro de Toronto
“Tem sido especialmente difícil para os jovens e os recém-chegados ao Canadá encontrarem trabalho”, disse Macklem.
Uma mudança significativa na política de imigração do governo federal acalmou o crescimento populacional no país e alguns economistas do setor privado acreditam que isso pode aumentar ainda mais o desemprego nos próximos meses.
“Esperamos que a taxa de desemprego aumente ainda mais, provavelmente atingindo uma média...
Saiba Mais