Com acordo Mercosul-UE, posso ir para Europa trabalhar? Entenda
A resposta para a pergunta no título é simples: não. O acordo assinado entre o Mercosul e a União Europeia (UE) visa facilitar o comércio, a troca de bens entre as partes.
Em seus dispositivos, não são contempladas medidas que visam flexibilizar políticas de imigração ou de trabalho entre os dois blocos comerciais.
►LEIA TAMBEM Fechamentos no metrô TTC e ajustes de serviço neste fim de semana
“Portanto, o acordo não facilita diretamente a obtenção de permissões de trabalho para brasileiros na UE”, aponta diretamente Fernando Canutto, sócio do Godke Advogados e especialista em Direito Empresarial Internacional.
Leonardo Neves Paz, professor de Relações Internacionais do Ibmec-RJ, reforça o ponto ao enfatizar que “não está coberto, dentro desse acordo que está sendo discutido nesse momento, a questão de brasileiros trabalharem na Europa, terem vistos ou coisa parecida”.
Regras de origem, comércio de serviços, compras governamentais, propriedade intelectual, barreiras técnicas, defesa comercial e outros tópicos são alguns sobre os quais o acordo Mercosul-UE versa.
►As informações que você precisa saber, enviadas diretamente para você: Siga o Canal North News no Whatsapp
Ok, mas e hoje em dia? O que posso fazer para trabalhar na Europa?
A legislação europeia sobre imigração e trabalho para estrangeiros varia entre os Estados-Membros, mas, em geral, a UE estabelece diversas condições para a entrada e residência de imigrantes para fins de trabalho, segundo Canutto.
Dentre as principais diretrizes observadas, o advogado e Leonardo Neves Paz destacam requisitos como:
Saiba Mais