Pneumonia ambulante está aumentando no Canadá, mas e em Ontário?
Médicos de emergência de todo o Canadá estão observando um aumento incomum de casos de pneumonia ambulante, principalmente em crianças.
A pneumonia ambulante, formalmente conhecida como mycoplasma pneumoniae, é uma forma leve da bactéria e apresenta sintomas como febre ou tosse. Esses casos não são monitorados pela Agência de Saúde Pública do Canadá (PHAC) ou pela Saúde Pública de Ontário (PHO), pois não são passíveis de notificação.
►LEIA TAMBÉM Fronteira Canadá/EUA sofrerá mudanças em 2025; veja o que muda
O Dr. Allan Grill, chefe de medicina familiar do Markham Stouffville Hospital, disse, no entanto, que ele e seus colegas têm observado um aumento nos casos de pneumonia ambulante.
“O que é interessante, no entanto, é que o pronto-socorro meio que iniciou o sinal e disse: 'Não só estamos vendo mais casos, como também estamos vendo mais casos em crianças com menos de cinco anos'”, explicou Grill. “Normalmente, micoplasma e pneumonia podem ser contraídos por qualquer pessoa, mas geralmente são crianças a partir de cinco anos, em idade escolar, mas eles estavam vendo casos em crianças mais novas”.
Grill disse que diagnosticou três crianças com pneumonia em apenas uma semana, cerca de duas semanas atrás, o que foi confirmado por uma radiografia do tórax.
►LEIA TAMBÉM Dólar canadense deve permanecer fraco até 2025, mostra especialista
“Embora não haja um programa oficial de vigilância, estamos ouvindo falar sobre isso. Estamos vendo isso de forma anedótica em nossos consultórios”, disse Grill. “Sabemos que há mais casos em andamento”.
Saiba Mais