Dólar canadense deve permanecer fraco até 2025, mostra especialista
O dólar canadense vai permanecer fraco pelo menos até o final deste ano, embora possa haver uma recuperação em 2025, dizem alguns especialistas.
Depois de cair para uma baixa de quatro anos na semana passada, o loonie, como é chamado o dólar canadense, subiu ligeiramente esta semana, chegando aos 72 centavos de dólar americano nesta quinta-feira.
►LEIA TAMBÉM Inflação do Canadá volta a subir para 2% em outubro
Ainda assim, o canadense permanece mais baixo do que tem sido desde os primeiros dias da pandemia da COVID-19 e está quase quatro por cento abaixo de onde estava sendo negociado em setembro.
Katherine Judge, diretora e economista sênior da CIBC Capital Markets, disse que espera que o dólar canadense fique em torno dos níveis atuais até o fim do ano.
“Há muito tempo não víamos esses níveis. Acho que certamente atingimos um nível que é preocupante”, disse Judge. “Há muitos fatores em jogo e muita incerteza nos próximos meses.”
►LEIA TAMBÉM Aumento do desemprego entre jovens pode custar bilhões ao Canadá, alerta relatório
A queda do loonie ocorre em um momento em que o dólar americano está subindo com a reeleição do ex-presidente Donald Trump, ganhando terreno não apenas em relação ao dólar canadense, mas em relação a um pacote de moedas estrangeiras.
Trump prometeu introduzir tarifas abrangentes sobre todas as importações dos EUA, e cerca de 75% das exportações totais do Canadá vão para os EUA.
Segundo Judge, há espaço para o dólar canadense...
Saiba Mais