Canadá ordena que TikTok feche escritórios no país
O governo federal está ordenando a dissolução dos negócios canadenses da TikTok após uma análise de segurança nacional da empresa chinesa por trás da plataforma de mídia social, mas não chegou a ordenar que as pessoas não usem o aplicativo.
O ministro da Indústria, François-Philippe Champagne, anunciou a exigência do governo nesta quarta-feira, dizendo que ela se destina a tratar dos “riscos” relacionados ao estabelecimento da TikTok Technology Canada Inc. pela ByteDance Ltd.
►LEIA TAMBÉM Pesquisa 'Como se mudar para o Canadá' aumenta no Google com a vitória de Trump
“A decisão foi baseada nas informações e evidências coletadas durante o curso da revisão e no conselho da comunidade de segurança e inteligência do Canadá e de outros parceiros do governo”, disse ele.
O anúncio acrescentou que o governo não está bloqueando o acesso dos canadenses ao aplicativo TikTok ou sua capacidade de criar conteúdo.
No entanto, ele pediu que as pessoas “adotem boas práticas de segurança cibernética e avaliem os possíveis riscos do uso de plataformas e aplicativos de mídia social, inclusive como suas informações podem ser protegidas, gerenciadas, usadas e compartilhadas por agentes estrangeiros, bem como estejam cientes de quais leis do país se aplicam”.
O escritório de Champagne não respondeu imediatamente a um pedido de comentário que buscava detalhes sobre quais evidências levaram à exigência de dissolução do governo, quanto tempo a ByteDance tem para cumprir e por que o aplicativo não está sendo banido.
Um porta-voz da TikTok disse em...
Saiba Mais