Projeto ‘salva’ 354 bebês de tartaruga em 2024 em Ottawa
Pelo segundo ano consecutivo, mais de 350 novas pequenas tartarugas conseguiram chegar ao Rio Ottawa em 2024 graças ao Projeto Tartarugas da Petrie Island, que realiza um trabalho de conservação protegendo a espécie contra predadores, mudanças climáticas e acidentes em ruas e estradas.
O projeto incubou 427 ovos de diferentes espécies de tartarugas, incluindo tartarugas-pintadas e mordedoras, e liberou 354 filhotes com uma taxa de sucesso de 83%, de acordo com o relatório divulgado na quarta-feira (18). Os filhotes foram liberados ao longo de 15 eventos públicos de soltura de tartarugas na Petrie Island, que atraíram mais de 600 participantes.
Em risco ou ameaçadas de extinção, as tartarugas de água doce da bacia hidrográfica da região de Ottawa enfrentam desafios naturais e provocados pelo homem que reduzem drasticamente suas chances de sobrevivência. O projeto de conservação ajuda a proteger e a apoiar populações vulneráveis de tartarugas locais, dando aos seus ovos uma chance melhor de sobrevivência.
Ameaças
Uma das ameaças mais significativas para as pequenas tartarugas são os predadores dos ninhos. A taxa de eclosão de ovos na Petrie Island é de apenas cerca de 5%, em grande parte devido a guaxinins, gambás e outros predadores, de acordo com dados do relatório. Sem intervenção, a maioria dos ovos de tartaruga nunca teria a chance de chocar.
As condições climáticas também são um fator importante que determina o sucesso dos ninhos de tartaruga. Verões mais frios e chuvosos, como o deste ano, podem atrasar a...
Saiba Mais