Falta de professores em Ontário deve piorar em 2027, alerta ministério
Ontário está enfrentando uma escassez de professores, pois as aposentadorias e as matrículas de alunos estão aumentando, e o Ministério da Educação espera que a situação comece a piorar ainda mais em 2027.
O aviso está contido em uma série de documentos informativos para o novo ministro da educação, obtidos pela The Canadian Press por meio de uma solicitação de liberdade de informação.
Muitos conselhos escolares em Ontário e em outros lugares estão enfrentando desafios para recrutar e manter um número suficiente de professores qualificados, diz o documento, e em Ontário o problema é particularmente sentido em áreas como o francês e a educação tecnológica.
“A modelagem projeta que a matrícula de alunos nos próximos anos deverá aumentar junto com as aposentadorias de professores, enquanto a oferta de novos professores deverá permanecer estável, na ausência de intervenção”, diz o briefing.
“A projeção é que esses fatores resultem em uma lacuna crescente entre o número de professores necessários e o número de professores disponíveis. Espera-se que essa lacuna (projetada) aumente a partir de 2027.”
A notícia das dificuldades de oferta e demanda de professores não é nova para os sindicatos que representam os professores de Ontário, que afirmam que um dos principais problemas são as condições de trabalho, incluindo a violência nas salas de aula, poucos apoios à educação especial e falta de dinheiro para materiais de sala de aula.
“As condições nas salas de aula estão se deteriorando”, disse Karen Brown, presidente da Elementary Teachers' Federation of Ontario.
Saiba Mais