Terra terá uma 'minilua' temporária por 2 meses; entenda
A lua da Terra logo terá companhia: uma 'minilua'.
A minilua é, na verdade, um asteroide do tamanho aproximado de um ônibus escolar, com 33 pés (10 metros). Quando passar pela Terra no domingo, ficará temporariamente presa pela gravidade do nosso planeta e orbitará o globo, mas somente por cerca de dois meses.
A rocha espacial - 2024 PT5 - foi vista pela primeira vez em agosto por astrônomos da Universidade Complutense de Madri usando um poderoso telescópio localizado em Sutherland, na África do Sul.
Essas miniluas de vida curta são provavelmente mais comuns do que imaginamos, disse Richard Binzel, astrônomo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. A última conhecida foi detectada em 2020.
"Isso acontece com alguma frequência, mas raramente as vemos porque são muito pequenas e muito difíceis de detectar", disse ele.
"Só recentemente nossa capacidade de pesquisa chegou ao ponto de detectá-los rotineiramente." Essa não será visível a olho nu ou por telescópios amadores, disse ele.
A descoberta de Carlos de la Fuente Marcos e Raúl de la Fuente Marcos foi publicada pela American Astronomical Society. Binzel, que não estava envolvido na pesquisa, disse que não está claro se a rocha espacial se originou como um asteroide ou como "um pedaço da lua que foi explodido".
A minilua circulará o globo por quase 57 dias, mas não completará uma órbita completa. Em 25 de novembro, ela se separará da Terra e continuará sua trajetória solo pelo cosmos. Espera-se que ela passe por aqui novamente...
Saiba Mais