Retorno do horário de verão será decidido este mês, mas palavra final será do presidente Lula, diz ministro
De acordo com o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a decisão final sobre um possível retorno do horário de verão será tomada em até 10 dias pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A informação foi dada nessa quinta-feira (19), no Rio de Janeiro, após reunião realizada pelas principais autoridades do setor elétrico. Com isso, um veredito sobre o tema deve ser dado ainda em setembro.
O que motivou a discussão?
No início deste mês, o Ministro Alexandre Silveira anunciou que o governo passou a avaliar implementar a volta do horário de verão para economizar energia diante do cenário de estiagem no Brasil.
Na ocasião, Silveira ponderou que há outros efeitos da volta do horário de verão a serem considerados, como a questão econômica.
As discussões sobre o assunto ainda estão em andamento e são lideradas pelo Ministério de Minas e Energia, o Operador Nacional do Sistema Elétrico e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
Apesar disso, o ministro deixa claro que a decisão final será tomada pelo preside da República.
Ainda conforme o ministro, ministérios e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) serão convidados para reuniões que vão discutir o tema. Só após esses encontros o assunto será levado a Lula, para ele decidir se o horário de verão retornará ou não.
Recomendações
O relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendou que é prudente e viável, a volta do horário de verão. Esse estudo considera o planejamento para os anos de 2025 e...
Saiba Mais