Brasileira de 17 anos pode ser a 1ᵃ mulher a ganhar “Nobel do Estudante”
A jovem estudante mineira Millena Xavier, 17, pode se tornar a primeira mulher a ganhar o prêmio Chegg.org Global Student Prize 2024, conhecido como o “Nobel do Estudante”. Ela é a única brasileira na lista dos 10 finalistas.
Millena, uma pesquisadora de IA que já recebeu o título da mais jovem a entrar na lista da Forbes Under 30, foi selecionada entre 11.000 indicações e inscrições de 176 países. A premiação destaca estudantes que tenham gerado um impacto real no aprendizado, na vida de seus colegas e na sociedade em geral por meio de seus projetos.
O vencedor é premiado com US$ 100 mil (cerca de R$ 565 mil) e deve ser anunciado em Nova York, nos Estados Unidos, durante a semana da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) – prevista para a semana de 23 de setembro.
Educação com IA
Aos 14 anos, a estudante fundou a Prep Olimpíadas, iniciativa de estudo para a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas).
Nos últimos quatro anos, com uma equipe de mais de 300 voluntários, ela levou esse aprendizado para estudantes em realidades de vulnerabilidade social, realizou palestras em escolas e desenvolveu o Prep AI, uma ferramenta gratuita de inteligência artificial que ajuda alunos a se prepararem para as Olimpíadas.
Como parte do Prep Olimpíadas, Millena organizou a OBAFRO (Olimpíada Brasileira de Afrodiversidade), que contou com 46 escolas parceiras, conscientizando sobre questões raciais e narrativas dos afro-brasileiras.
Por meio desses esforços, ela alcançou mais de 100...
Saiba Mais