Lula diz não reconhecer eleição na Venezuela e afirma que Maduro deve explicações
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (15), que a relação com a Venezuela está “deteriorada” e disse “ainda não reconhecer” a reeleição de Nicolás Maduro.
Segundo Lula, o líder venezuelano deve explicações para o Brasil e para o mundo sobre o processo eleitoral realizado no mês passado. A declaração de Lula ocorreu em entrevista à Rádio T, em Curitiba.
LEIA TAMBÉM “Quem se assustou que tome um chá de camomila”, diz Maduro após comentários de Lula
Questionado sobre reconhecer ou não Maduro como reeleito, Lula respondeu “ainda não”.
“Ele sabe que está devendo uma explicação para a sociedade brasileira e para o mundo. Tem que apresentar os dados. Agora, os dados têm que ser apresentados por algo que seja confiável. O CNE [Conselho Nacional Eleitoral], que tem gente da oposição, poderia ser. Mas ele mandou para a Suprema Corte dele. Eu não posso julgar a Suprema Corte de outro país.
Lula disse ter tido “muita relação” com Hugo Chávez. “E essa relação ficou deteriorada, porque a situação está ficando deteriorada na Venezuela”, acrescentou.
LEIA TAMBÉM Líderes globais reagem à vitória contestada de Maduro na Venezuela
“Conversei com o Maduro anteriormente, dizendo que a transparência eleitoral e legitimidade do resultado era o que iria permitir a gente continuar brigando para que fossem suspensas as sanções contra a Venezuela”, declarou o presidente.
“Quando começa a divulgar os resultados, começa a confusão. O Maduro anunciou que tinha ganho, a oposição...
Saiba Mais