Banco do Canadá reduz a taxa básica de juros para 4,5%
O Banco do Canadá reduziu sua taxa básica de juros pela segunda vez consecutiva, nessa quarta-feira, mas alertou que o caminho de volta para a inflação de 2% pode ser desigual e, em última instância, determinaria o ritmo de futuros cortes nas taxas
O banco central afirma que sua decisão de reduzir a taxa de juros em um quarto de ponto percentual foi motivada pela diminuição das pressões sobre os preços e pelo enfraquecimento das condições econômicas.
Sua taxa básica de juros está agora em 4,5%.
Em sua declaração preparada, o governador Tiff Macklem observou que, à medida que a inflação se aproxima da meta, o banco central também está tentando evitar o risco de a economia e a inflação enfraquecerem mais do que o esperado.
Entretanto, ele disse que o caminho de volta para a inflação de 2% provavelmente não será uma linha reta.
"A fraqueza geral da economia está puxando a inflação para baixo. Ao mesmo tempo, as pressões sobre os preços de moradia e alguns outros serviços estão segurando a inflação", disse Macklem.
Embora o governador tenha afirmado que o Bank of Canada está "cada vez mais confiante" de que a inflação está voltando para a meta, o empurra-empurra entre essas forças opostas pode afetar o ritmo de desaceleração do crescimento dos preços.
"Se a inflação continuar a diminuir de forma geral, de acordo com nossa previsão, é razoável esperar novos cortes em nossa taxa de juros de política monetária. O momento dependerá de...
Saiba Mais