Inflação no Canadá cai para 2,7% em junho
A taxa de inflação anual do Canadá caiu para 2,7% em junho, com o Statistics Canada atribuindo a desaceleração, em grande parte, ao crescimento mais lento dos preços da gasolina em relação ao ano anterior.
A agência informou nessa terça-feira que os preços da gasolina aumentaram 0,4% em junho, após um salto de 5,6% em maio. Excluindo a gasolina, o índice de preços ao consumidor aumentou 2,8% em junho.
A taxa de inflação anual de maio foi de 2,9%.
A StatCan disse que os preços mais baixos dos bens duráveis também contribuíram para a desaceleração geral em junho, caindo 1,8% em relação ao ano anterior no mês, após uma queda de 0,8% em maio.
Katherine Judge, economista sênior do CIBC, disse que os dados da inflação de junho "deram ao Banco do Canadá o que ele precisava para cortar as taxas de juros na reunião da próxima semana".
Ela disse que o núcleo da inflação, que exclui os preços de alimentos e energia, que tendem a ser mais voláteis, subiu 0,2% em uma base ajustada sazonalmente, abaixo do ganho de 0,3% do mês anterior.
"Isso mostra que a surpresa positiva do mês anterior na inflação foi apenas um pontinho em uma tendência mais ampla de desinflação, já que a demanda na economia continua sob pressão", disse Judge em uma nota.
Os preços dos produtos alimentícios aumentaram 2,1% em junho, em relação ao mesmo período do ano anterior, em comparação com maio, quando aumentaram 1,5%.
Esse foi...
Saiba Mais