Número de pessoas em Ontário sem médico de família chega a 2,5 milhões, diz faculdade
Atualmente, há 2,5 milhões de pessoas em Ontário que não têm um médico de família, informou o Ontario College of Family Physicians nessa quinta-feira.
Isso representa um aumento de mais de 160.000 pessoas desde que a última contagem foi divulgada há seis meses, disse o Dr. Jobin Varughese, o novo presidente do colégio.
"É realmente preocupante", disse o médico de família de Brampton, Ontário, em uma entrevista.
"Isso significa que as pessoas estão mais propensas a recorrer a clínicas de pronto atendimento, atendimento de urgência (e) departamentos de emergência, onde verão uma nova pessoa a cada vez e levarão a um atendimento fragmentado", disse ele, acrescentando que esses pacientes estão mais propensos a perder exames preventivos de câncer.
Os números são provenientes dos dados mais recentes coletados em setembro de 2023 pela empresa de pesquisa Inspire Primary Health Care, informou a faculdade.
Os dados são atualizados a cada seis meses e consideram que as pessoas não têm um médico de família se estiverem "vinculadas de forma incerta", o que significa que não estão vinculadas a um médico específico ou a um centro de saúde comunitário que presta seus cuidados continuamente. Isso inclui pessoas que recebem atendimento em clínicas e departamentos de emergência, bem como pessoas que não usam a atenção primária de forma alguma.
Ter um médico de família dedicado, em vez de depender de clínicas walk-in, é especialmente importante quando as pessoas têm problemas crônicos complexos, disse Varughese.
Ele vê a escassez de médicos de família...
Saiba Mais