Como o dólar alto afeta o bolso dos brasileiros?
Apesar do forte recuo do dólar nos últimos dias, fechando a semana cotado a R$ 5,46, a divisa ainda se mantém no maior patamar desde 2022 — resultado de uma escalada iniciada em abril e que se intensificou em junho.
Em 2024 a moeda ainda acumula elevação de 12,6%.
Desde viagens ao exterior até o encarecimento de produtos nas gôndolas dos supermercados, o dólar alto deve afetar a economia e o bolso dos brasileiros a curto e médio prazo, segundo economistas ouvidos pela CNN.
Confira abaixo como a perda de valor do real ante a principal moeda do globo tende a impactar o cotidiano no Brasil.
Viagens mais caras
Um dos principais sinais perceptíveis da alta do dólar está no encarecimento das viagens ao exterior.
Neste caso, o efeito mais palpável está na perda de valor da moeda brasileira — o que demanda mais reais para compra de produtos ou contratação de serviços cotados em dólar.
Em outro aspecto, o custo das passagens também se torna menos acessível, já que grande parte das despesas das companhias aéreas está atrelada à moeda norte-americana.
“De forma imediata, vejo efeito que se a pessoa está com viagem marcada ou com algum compromisso de compra de imóvel fora do país, por exemplo, onde se precisa desembolsar o valor em dólar”, explica a economista-chefe do Ouribank, Cristiane Quartaroli.
Produtos mais caros no Brasil
O encarecimento dos produtos nas lojas e supermercados no Brasil é outro efeito relacionado ao aumento da cotação...
Saiba Mais