Maior rio do Canadá atinge níveis recordes de baixa
O rio mais longo do Canadá está atingindo níveis historicamente baixos, deixando as comunidades que dependem dele para obter bens essenciais e alarmando as Primeiras Nações ao longo de suas margens, que nunca souberam que o poderoso Mackenzie estivesse tão raso.
"Isso nunca foi visto antes", disse Dieter Cazon, olhando para a água de seu escritório como gerente de terras e recursos da Primeira Nação Liidlii Kue em Fort Simpson, N.W.T.
Perguntamos aos anciãos: "Alguém tem histórias sobre a água estar tão incrivelmente baixa? Ninguém tem essas histórias."
Do Great Slave Lake até o Mar de Beaufort, o Rio Mackenzie tem 1.738 quilômetros de extensão. Sua bacia hidrográfica abrange partes de cinco províncias e territórios.
Mas o governo dos Territórios do Noroeste informa que as taxas de fluxo na maioria dos locais ao longo do rio estão bem abaixo da média ou no valor mais baixo registrado para essa época do ano.
Os níveis de água estão cerca de dois metros abaixo da média, disse o hidrólogo territorial Ryan Connon. As flutuações sazonais normais são de cerca de 50 centímetros.
"Estar dois metros abaixo do normal é bastante significativo."
Essa queda é ainda mais dramática porque, há dois anos, os rios e lagos do sistema Mackenzie estavam em seus níveis mais altos de todos os tempos.
"O fato de os níveis de água terem caído tanto é, sem dúvida, algo sem precedentes", disse Connon.
Na semana passada, a Guarda Costeira canadense abandonou as tentativas de...
Saiba Mais