Maioria dos canadenses acha que Trudeau permanecerá na próxima eleição, mostra pesquisa
A maioria dos canadenses acredita que o primeiro-ministro Justin Trudeau permanecerá na liderança de seu partido na próxima eleição, mesmo com seus índices de aprovação ainda extremamente baixos, segundo uma nova pesquisa.
As dúvidas sobre o futuro de Trudeau vêm se espalhando há mais de um ano, já que seu partido Liberal está atrás dos Conservadores por uma margem substancial. Essas perguntas se intensificaram na última semana, depois que os liberais perderam um reduto para os conservadores em uma eleição suplementar em Toronto, em 24 de junho.
Uma pesquisa da Leger, realizada on-line com 1.521 pessoas entre 28 e 30 de junho, revelou que dois terços dos entrevistados acreditam que Trudeau permanecerá como líder do partido até a próxima eleição. De acordo com a lei eleitoral canadense de data fixa, isso deve acontecer até o outono de 2025.
Uma em cada três pessoas pesquisadas disse que acha que Trudeau deixará o cargo antes do final deste ano, sendo que muitas delas acham que isso acontecerá até o Dia do Trabalho.
Embora os resultados tenham sido estatisticamente ponderados, não é possível atribuir uma margem de erro porque as pesquisas on-line não são consideradas amostras verdadeiramente aleatórias.
Trudeau, por sua vez, disse na quarta-feira que tem recebido telefonemas de membros de seu partido, mas afirmou que liderará os liberais na próxima eleição.
A pesquisa sugere uma insatisfação generalizada com Trudeau, com apenas uma em cada quatro pessoas pesquisadas aprovando o trabalho que Trudeau está fazendo como primeiro-ministro, em comparação com...
Saiba Mais