(VÍDEO) Autoridades investigando caso do caminhão de publicidade que reproduziu vídeo 'islamofóbico' em Toronto
A Unidade de Crimes de Ódio da Polícia de Toronto está investigando depois que um furgão foi visto circulando pela cidade com um vídeo "islamofóbico".
Um vídeo publicado nas mídias sociais mostra um caminhão de publicidade reproduzindo um vídeo que pergunta: "Isso é Yemen? Isso é a Síria? Isso é o Iraque?" O vídeo então mostra imagens de muçulmanos rezando, seguidas de um texto que diz "Acorde Canadá. Você está sob cerco".
"O que essa van estava anunciando (é) tentar sugerir que os muçulmanos canadenses e a oração comunitária são algo ameaçador e perigoso", disse Amira Elghawaby, representante especial do governo federal para combater a islamofobia. "Temos estado realmente no limite quando se trata de ódio direcionado às nossas comunidades e esse é apenas mais um exemplo de por que as pessoas estão realmente preocupadas."
Elghawaby diz que a mensagem exibida no caminhão vai além da liberdade de expressão e alimentou o medo na comunidade muçulmana.
An advertising van was spotted in Toronto inciting a fear of Muslims in Canada.
This is extremely dangerous messaging, and should not be condoned. We have seen Islamophobic hate kill in Canada, including in Ontario.
This public campaign is pure Islamophobia and hate.
We are… pic.twitter.com/4UAy7UHZOC
— NCCM (@nccm) June 18, 2024
"Não queremos ver outro massacre na mesquita de Quebec ou um ataque familiar em Londres", diz ela.
Alghawaby observa que houve um aumento de 500% no...
Saiba Mais