Nosso processo para Residência Permanente no Canadá

Will e Greg
03/02/18

Imagem não definida

Oi pessoal! É com muita alegria e satisfação que escrevo esta matéria compartilhando as etapas do nosso processo de Residência Permanente no Canadá. Para uma melhor organização, dividi o processo em três etapas principais: Planejamento, Organização dos Requerimentos e Solicitação do visto de PR.



1ª Etapa - PLANEJAMENTO

Talvez alguns de vocês já conheçam um pouco sobre a nossa história de vinda pro Canadá, mas para aqueles que ainda não conhecem, vou resumir o processo. Viemos para Vancouver, BC, em junho de 2016 para fins de intercâmbio, eu Will vim estudar Business Communication (92 weeks - evening program) no Greystone College e o Greg, como spouse, recebeu o OWP (Open Work Permit).

Em julho de 2017 iniciamos pesquisas sobre alguns processos de Permanent Residence para identificar o que melhor se encaixaria em nosso perfil e decidimos por realizar uma consultoria com um RCIC. Durante essa consultoria o nosso perfil foi brevemente avaliado e fomos orientados a solicitar o PR através do stream Canadian Experience Class do Express Entry.

Um dos requisitos obrigatórios do stream Express Entry Canadian Experience Class é ter no mínimo 12 meses de experiência de trabalho full-time (NOC 0, A ou B) nos últimos três anos contados a partir data de solicitação do PR. Tendo isso em vista que o Greg iniciou a experiência de trabalho como Web Developer (NOC 2175-A) em novembro/2016, teríamos de aguardar até o início de novembro/2017 para então ter atendido a esse requisito mínimo obrigatório de EE CEC.


2ª Etapa - ORGANIZAÇÃO DOS REQUERIMENTOS

Enquanto aguardávamos o Greg completar o período mínimo obrigatório de experiência de trabalho full-time no Canadá, aproveitamos para organizar todos os demais requerimentos que nos auxiliariam a obter uma melhor qualificação para o processo de PR.

- Tradução juramentada dos documentos: Solicitamos tradução juramentada dos documentos requeridos para o nosso processo, desde diplomas e históricos acadêmicos, certidões de nascimento e casamento, contratos sociais, cartas de empregadores brasileiros, entre outros.

[INDICAÇÃO] Sabemos que pode ser trabalhoso encontrar um tradutor juramentado licenciado e que pratique preços acessíveis. Justamente por isso, indico aqui a empresa canadense de tradução juramentada que utilizamos em nosso processo de PR, a Docsbase, qual fica localizada em Toronto. Solicitamos diversos orçamentos e essa foi de longe a que ofereceu melhor custo-benefício e tempo de processamento. Geralmente as traduções juramentadas ficam prontas de 3 a 4 dias úteis.

Temos parceria com a Docsbase e utilizando o promo code "WILLEGREG" vocês terão acesso a descontos exclusivos em tradução de documentos para fins de imigração, estudos ou trabalho. A solicitação de orçamento tem de ser realizada por email através do: order@docsbase.ca

 

- ECA: A etapa da equivalência dos diplomas obtidos fora do Canadá (Educational Credential Assessment) foi a mais longa de todo o nosso processo e descrevemos detalhadamente neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=qp69iQCtA0g

 

- Proof of English: Optamos por realizar o teste do CELPIP General pelos motivos abaixo:

  • O teste é oficial do IRCC e por isso é estruturado para Canadian settings.
  • O CELPIP é 100% computer based e acreditamos ser menos estressante, pois não há mudança de ambiente durante o teste.
  • O Writing possui spell checker, pois eles entendem que nos dias atuais a maioria absoluta das comunicações escritas são feitas através de laptops, celulares e pcs que possuem spell checker.
  • O resultado pode ser conferido em 8 dias úteis.

Compartilhamos como foi realizar o teste do CELPIP General neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=LF8aWi3mEMA

Nossas notas finais foram:
- Gregory: Listening CLB 11; Reading CLB 12; Writing CLB 7 e Speaking CLB 8.
- Willian: Listening CLB 11; Reading CLB 12; Writing CLB 8 e Speaking CLB 8.

 

- Medical Exams: Decidimos por realizar nossos exames médicos upfront. Escolhemos um Panel Physician no website do IRCC. Seguem abaixo descritos os custos dos nossos exames.

  • $220.00 CAD - Medical Examination
  • $55.00 CAD - Chest X-Ray

Compartilhamos como foi realizar os medical exams neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=udoR1-9AP88 

 

- Police Certificate: Para os processos de residência permanente o IRCC solicita os Police Cetificates de qualquer país ou território que tenha residido seis meses ou mais desde a idade de 18 anos. Providenciamos os Police Certificates do Brasil (Certidão de Antecedentes Criminais), quais solicitamos online através do website da Polícia Federal do Brasil. Em nosso caso, não fomos requeridos a providenciar Criminal Record Check com o RCMP (Royal Canadian Mounted Police).


3ª Etapa - SOLICITAÇÃO DO VISTO DE PR

Após obtermos e organizarmos todos os documentos requeridos para o processo do Express Entry Canadian Experience Class, nossos profiles foram criados na plataforma do Express Entry e quando o Gregory completou efetivamente um ano de experiência de trabalho full-time no Canadá (NOC 2175-A), após uma semana, nós recebemos o Invitation to Apply (ITA) com um CRS Score de 460 points e pudemos submeter toda a documentação exigida à apreciação do IRCC.

 

[NOSSO CRS SCORE] *CRS: Comprehensive Ranking System

  • Human Capital - Age: 80 points
  • Human Capital - Level of Education: 119 points
  • Human Capital - First Official Language Proficiency: 102 points
  • Human Capital - Canadian Work Experience: 35 points
  • Spouse - Level of Education: 08 points
  • Spouse - First Official Language Proficiency: 16 points
  • Skill Transferability - Education: 50 points
  • Sill Transferability - Fpreign Work Experience 50 points
  • TOTAL: 460 CRS Score

 

[NOSSA TIMELINE]

  • Ativação dos profiles no Express Entry: 07/10/2017
  • ITA: 08/11/2017
  • eAPR: 17/11/2017
  • AOR: 17/11/2017
  • Pedido dos passaportes: 19/12/2017
  • Recebimento dos passaportes pelo IRCC: 27/12/2017
  • Vistos emitidos: 19/01/2018
  • Passaportes devolvidos: 22/01/2018
  • Landing: 23/01/2018

 

Duração total desde a ativação dos profiles no EE: 109 dias (+- 15 semanas).
Duração total desde o recebimento do ITA: 77 dias (+- 11 semanas).

 

PROCESSO DO LANDING

Compartilhamos nosso processo do landing neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=K9tjASJ4s0w 


NOTAS


- Para os novos residentes permanentes do Canadá que já residiam no país antes da mudança de status: Após realizar o landing e efetivamente alterar o immigration status para Permanent Resident of Canada, é necessário se programar para ir até um Service Canada para atualizar o immigration status no SIN Number. Também é importante enviar uma cópia do CoPR ao Public Health Insurance da província/território canadense que residir.

 

QUER FALAR CONOSCO? ENVIE EMAIL PARA CONTATO@WILLEGREG.COM 

 


Saiba Mais
Postado por Will e Greg
Oi pessoal! Somos Willian e Gregory e este canal é dedicado ao compartilhamento de experiências e informações. Dentre os temas abordados, destacamos: intercâmbio, passeios, aprendizado de inglês, imigração, além do nosso dia a dia aqui em Vancouver, Canadá.

Descontos em Parceiros

Os descontos são oferecidos pelos parceiros, verifique com o mesmo as condições para aquisição dos descontos.
Informação exclusiva para Usuários Registrados
Registrar Login

Forum

Informação exclusiva para Usuários Registrados
Registrar Login
Copyrights © 2018 SINCLOUD. All Rights Reserved.
Photo credit: Incedogroup.com, Freepik
contato@brasileiroscanada.com·