Image

10 Dicas simples para melhorar sua fluência no inglês

Imagem não definida

Aprender inglês é uma questão de dedicação e perseverança. As dicas abaixo lhe ajudarão a maximizar seus estudos.

 

1 - Aceite que o inglês é um idioma peculiar

Às vezes, você pode encontrar padrões na gramática inglesa, mas outras vezes o inglês não faz sentido. Por exemplo, por que "read" (reed) e "read” (red) são a mesma palavra, mas são pronunciados de forma diferente, dependendo se você está falando no passado ou no presente? Ou porque é “mice" o plural de "mouse", mas “houses" é o plural de “house"?

Infelizmente, há tantas exceções quanto as regras em inglês. É fácil ficar preso em aprender a falar inglês corretamente, se você tentar encontrar um motivo para tudo. Às vezes, o inglês é estranho e inexplicável, então a melhor coisa a fazer é simplesmente memorizar as estranhas exceções e seguir em frente.

 

2 - Dedique-se

Estudar inglês por uma hora uma vez por semana geralmente não é suficiente para fazer qualquer progresso real. A melhor maneira de melhorar rapidamente o seu inglês é passar pelo menos alguns minutos praticando todos os dias. Mergulhe o máximo possível toda vez que estudar e desafie-se a ouvir, ler e até mesmo dizer coisas em inglês que você acha que pode ser muito difícil para você. Se você quiser falar inglês com fluência, você precisa fazer dela uma parte essencial da sua vida cotidiana.

 

3 - Trabalhe a sua confiança

A atitude certa pode fazer a diferença entre fracasso e sucesso. Pare de pensar em si mesmo como alguém que está aprendendo inglês e comece a pensar em si mesmo como alguém que fala inglês. É uma pequena mudança, mas isso fará com que você se sinta mais confiante e o ajude a usar o inglês que você já conhece de forma mais eficaz.

Isso também significa que você precisa começar a pensar em inglês. Se você quer dizer a palavra "maçã" em inglês, por exemplo, agora mesmo você provavelmente pensa primeiro na sua língua nativa e então tente pensar a palavra correta em inglês. Em vez disso, tente imaginar uma imagem de uma maçã, e então pense a palavra inglesa “apple". A fluência real acontece quando você deixa de traduzi mentalmente.

 

4 - Lembre-se de que a resposta está na pergunta

Ouça com atenção quando alguém faz uma pergunta em inglês e você responderá perfeitamente sempre. As perguntas em inglês são como espelhos:

 

- Does she…..? Yes, she does.

- Can he….? No, he can't.

- Is it? Yes, it is.

 

Se alguém lhe fizer uma pergunta e não tiver certeza de como responder, comece pensando nas palavras usadas na pergunta. A pessoa já disse a maioria das palavras que você precisa para fazer a sua resposta. Em vez de apenas memorizar a gramática inglesa, comece a procurar padrões como este. Existem muitas maneiras simples de agilizar e tornar mais fácil lembrar as palavras certas. 

 

5 - Torne-se um ouvinte ativo

Quando a maioria dos alunos escuta um falante nativo de inglês, eles se concentram em entender o que todas as palavras significam. Isso é definitivamente importante, mas há muito mais que você pode aprender da escuta. Tente ouvir não só o que as palavras significam, mas também a forma como a pessoa os diz. Observe quais as palavras que a pessoa liga em uma frase, ou quando eles dizem “ya" em vez de “you". Tente lembrar esses detalhes na próxima vez que você fala e seu inglês começará a parecer mais natural.

Mais fácil dizer do que fazer, certo? Quando você ouve falantes nativos de inglês, pode ser difícil entender cada palavra que é falada. Eles podem usar muitas palavras que você não conhece, falar muito rápido ou ter um sotaque forte.

Uma maneira fantástica de praticar uma escuta cuidadosa e ativa é começar a usar o italki (http://go.italki.com/willegreg). Ao final desta matéria está disponível uma sugestão de vídeo sobre essa plataforma, na qual você pode aprender inglês com nativos de países de língua inglesa.

 

6 - Use it or lose it

Há uma expressão em inglês "Use it or lose it”, que basicamente significa que se você não praticar uma habilidade, você pode esquecê-la. Essa idéia pode ser usada para ajudá-lo a se lembrar de um novo vocabulário de inglês. A melhor maneira de se lembrar de uma nova palavra é usá-la imediatamente para que fique em sua memória. Quando você aprende uma nova palavra, tente dizer isso em frases algumas vezes na semana e você nunca a esquecerá.

 

7 - Aprenda e estude frases

Falar inglês fluentemente significa ser capaz de expressar seus pensamentos, sentimentos e idéias. Seu objetivo é falar inglês em frases completas, então por que não aprender em frases completas? Você achará que o inglês é mais útil em sua vida cotidiana se você estudar frases inteiras, ao invés de apenas vocabulário e verbos. Comece por pensar em frases que você usa com freqüência em sua língua nativa, e depois aprenda como dizê-las em inglês. 

 

8 - Não estude apenas gramática

A chave para aprender uma língua é encontrar um equilíbrio entre estudar e praticar. Falar inglês fluentemente não é o mesmo que saber a gramática inglesa perfeita - mesmo os falantes nativos de língua inglesa cometem erros gramaticais. A fluência é sobre poder se comunicar. É por isso que, por vezes, é importante colocar o livro de gramática fora, para que você possa sair e praticar essas habilidades de escrita, leitura, escuta e fala no mundo real. 

 

9 - Não tenha medo de errar

Às vezes, pode ser difícil juntar todas essas regras e palavras em uma frase simples. Não deixe que o medo de dizer algo errado lhe impeça de se comunicar. Mesmo se você acha que está cometendo um erro, continue falando de qualquer maneira. Na maioria das vezes, as pessoas vão entender o que você está tentando dizer, mesmo que cometer um erro. Além disso, quanto mais você falar, mais fácil se tornará, e mais rapidamente irá perceber a própria evolução.

 

10 - Aprenda com todos

Você não precisa aprender inglês de livros didáticos e professores - qualquer pessoa que fala inglês pode ajudá-lo a praticar. Imagine como você se sentiria se alguém lhe pedisse, em sua língua nativa, como pronunciar algo? Você ficaria com raiva? Pelo contrário, você provavelmente ficaria feliz em ajudar, assim como a maioria dos falantes de inglês estão felizes em ajudá-lo. Se você conhece qualquer falante de inglês, seja amigo ou colega de trabalho, aproveite a oportunidade de praticar e aprender com eles.

Para aqueles que tem interesse em praticar inglês com nativos de países de língua inglesa, a italki é a plataforma perfeita para isso. Temos parceria com eles através desse link (http://go.italki.com/willegreg). Acesse o link da parceria, compre qualquer valor em créditos na italki e ganhe US$10 em crédito italki para fazer mais aulas.


Saiba Mais
Postado por Will e Greg
Oi pessoal! Somos Willian e Gregory e este canal é dedicado ao compartilhamento de experiências e informações. Dentre os temas abordados, destacamos: intercâmbio, passeios, aprendizado de inglês, imigração, além do nosso dia a dia aqui em Vancouver, Canadá.

Destaques

Descontos em Parceiros

Clique no parceiro para gerar o Voucher de Desconto.
Copyrights © 2024 . All Rights Reserved.
Photo credit: Incedogroup.com, Freepik
contato@brasileiroscanada.com·