Segundo pesquisa realizada pelo Statistics Canada entre 2003 e 2013 intitulada "Immigrant Entrepreneurs as Job Creators: The Case of Canadian Private Incorporated Companies", empresas de imigrantes no Canadá foram responsáveis por maior criação de empregos no país em comparação com empresas de pessoas nascidas no Canadá.
O estudo distinguiu as empresas privadas com proprietários imigrantes que entraram no Canadá desde 1980 de firmas com proprietários nascidos no Canadá. Os negócios pertencentes a imigrantes contribuíram por 25% dos empregos líquidos criados por empresas privadas durante o período de 11 anos estudado, uma contribuição desproporcional, considerando que tais empresas correspondiam por apenas 17% do total de empresas estudadas. Isso significou cerca de 400.000 novos empregos criados entre 2003 e 2013 e resultou em uma maior média de criação de empregos líquidos por empresa do que os negócios de propriedade de nascidos no Canadá. O estudo ainda destacou "Immigrant-owned firms were more likely to than firms with Canadian-born owners to be job creators than job destroyers."
Além disso, o estudo também revelou que as empresas privadas de propriedade de imigrantes foram também consideradas a ser 1,3 vezes mais propensas a ter alto crescimento com taxa anual de criação de empregos de mais de 20% em comparação com as empresas pertencentes aos nascidos no Canadá.
Vídeo:
Saiba Mais